blog do André Valente


270 filmes – #078 – Psicopata Americano
30/09/2009, 10:30
Filed under: 270 filmes

americanpsycho
#078 – Psicopata Americano (American Psycho) – 2000

Essa é uma das minhas cenas favoritas desse filme (que quem não gosta, odeia, e quem gosta defende fervorosamente e tem falas decoradas para várias ocasiões). E Patrick Bateman provavelmente foi o melhor personagem do Christian Bale. Pelo menos foi o último personagem que Bale fez que ri, se diverte, acha graça das coisas. Não consigo lembrar de nenhum outro filme que Bale tenha feito em que ele (e seu personagem) não tenha passado o filme inteiro chateado, bravo, angustiado. Nem um sorriso, nenhuma leveza. Uma enorme limitação de um cara muito talentoso.

A impressão que eu tenho é de que em Os Indomáveis, o Russel Crowe conseguiria fazer o personagem de Bale, mas Bale não conseguiria fazer o de Crowe. Em Inimigos Públicos, o Johnny Depp trocaria de papéis com ele e daria um banho na hora, mas Bale não conseguiria fazer o Dillinger. Robert Downey Jr conseguiria fazer um ótimo Batman, mas Christian Bale nunca conseguiria ser o Homem de Ferro. La de da, Christian, it’s fucking distracting!

10 Comentários so far
Deixe um comentário

Para um ator, fazer comédia é mais difícil do que drama. Christian sempre opta pelo drama e o faz com tamanha maestria que me leve a crer que ele é capaz de fazer qualquer coisa, quealquer papel, inclusive comédia. Adoraria vê-lo em um papel assim. Do jeito que ele é dedicado, concentrado e profundo, talvez considere que um papel mais leve não satisfaça sua sede de transformação. Mas tenho certeza que o que ficaria mais engraçado é exatamente o fato de ele parecer sério.

Adorei o desenho! Quem fez? Coloquei no meu álbum de fotografias (http://s660.photobucket.com/albums/uu326/megdays/Christian%20Bale/American%20Psycho/) e gostaria de dar o crédito, mas coloquei o link do blog, ok.

Beijos.

Comentário por Meg Dias

Meg, o autor do desenho sou eu, André Valente.

Adoraria ver o Christian Bale fazer comédia, mas não sei se ele é capaz. Acho ele um puta ator, mas não existe razão pra essa “sede de transformação” só funcionar pra personagens atormentados, bravos e sisudos, né?

Comentário por André

Opa! Parabéns pelo desenho, André, já creditei.

Pois é, existem casos interessantes de transformações físicas para a comédia. Cito Patrick Swayze, Wesley Snipes e John Leguizamo em Wong Foo e muitos outros. Mais recentemente, Tom Cruise para Trovão Tropical. Só discordo de você em uma coisa: acho que ele é capaz de tudo!

Beijos.

Comentário por Meg Dias

No filme Capitão Corelli, que é horrível por sinal, ele faz um grego que dança, ri, tira onda da cara da namorada, canta, pula, bem brincalhão. Acho que é o filme mais descontraído que ele tem

Comentário por liege lansoni

Não lembro direito do filme, mas não é ele que é chifrado pelo Nicolas Cage, ajuda os nazistas e passa metade do filme atormentado, planejando um jeito de fazer a Penelope Cruz pagar pela mancada? Não sei se é tão brincalhão assim…

Tem um filme da Disney, o Extra! Extra! em que ele canta e dança. Mas não sei se vale, ele ainda era um moleque. Talvez esse sim, seja o papel mais descontraído dele.

Comentário por André

Acho que voce precisa ver mais filmes com ele. Eu discordo plenamente de seu comentário sobre ele não ser capaz de fazer outros personagens de outros atores. Adoram e é meio praxe ficarem fazendo comparações como essa pra diminuir o trabalho do cara nos blogs e comentários da internet. Recomendo que assista toda a filmografia dele pra dizer que o cara é limitado. Não me importo nem um pouco se ele só faz personagens atormentados, contato que ainda faça cinema e nos presenteiem com sua atuação.

Sorry! Eu sou fã das criações dele.

Comentário por Cris Urbinatti

Ô Cris, eu não falei que ele é um ator pior que os outros. (Aliás, é meio difícil medir qualidade de atuação.) O que eu disse é que eu acho o Christian Bale meio limitado nesse sentido, e que eu vejo que outros caras tem mais traquejo.

Eu fui ver quantos filmes da filmografia dele eu não assisti, e dos 39 me faltam ver uns 7 ou 8 (a maioria da época em que ele era moleque e fazia bastante filme pra TV). Até a Ilha do Tesouro que ele fez pra TV com 16 anos eu assisti. E você, conseguiu achar o filme sueco Mio Min Mio que ele fez com 13 anos?

Ele é um ótimo ator, mas nunca vi nenhuma “criação” dele. Ele só interpreta personagens criados por outros (Tempos de Violência ele produziu, mas acho que é só isso).

Eu também sou fã. Eu assisti Império do Sol no cinema, na época que saiu, pra você ter uma idéia. Mas cansei de ver sempre a mesma gama de emoções.

E você falou bem, que não se importa se ele faz personagem atormentado. Você tá certa, é um direito seu. Eu me importo e falei. Sorry!

Comentário por André

Eu também nunca falei que ele não é capaz de fazer comédia. Sei lá, vai ver ele é. Falei que “não sei se ele é capaz”. Nesse campo ele não fez muita coisa, né?

Comentário por André

Rsrsrs, adoro boas discussões. Na verdade, não depende só do ator as escolhas de um personagem. Ele já disse em entrevistas que não tem vontade de fazer comédias românticas, mas adora assistir boas comédias. Mas será que o molo recebe propostas para fazer coisas diferentes?

Eu amo atores como Johnny Depp e Robert Downey Jr., mas não acho que eles fariam coisas que o Christian Bale faz super bem. Cada um deles possui a sua particularidade. Infelizmente, esta é uma indústria que rotula demais os artistas, acontece lá e acontece aqui também. Eu acredito que ele seria capaz de fazer comédia de excelente qualidade e inteligente se houvesse bons roteiros pra isso.

Sobre Mio min mio eu tenho trechos do filme, mas não consegui ele inteiro.

Pode falar sim, no problem! Não precisa sentir muito não. Rrsrss!

Abraço!

Comentário por Cris Urbinatti

conheci andre michel valente em salvador em 1988, gostaria de reencontra~lo.,nao sei se e´voce…… entre no meu gmail e mande fotos. agradeço se me ajudar a encontra~lo.

Comentário por rosane c. a. lobato




Deixe um comentário

