blog do André Valente


Mais bloquim –
12/01/2009, 07:43
Filed under: qualquer coisa

maisbloquim-001

Tá legal, mais desenhos do bloquinho então. Mas pra aumentar o desafio, colocarei dois por semana, até 2010. Segunda e quinta eles aparecerão aqui. E pra quem não aguenta mais desenhos pb, do bloquinho e à lápis, eu prometo me esforçar muito mais do que em 2008 pra fazer mais desenhos de verdade.

Esses desenhos todos vêm do bloquinho que eu deixo perto do computador enquanto trabalho. Ele é vagabundo, com pauta e folhas finas. E eu nunca (ou quase nunca) tenho materiais de arte por perto pra desenhar nele. A maior parte dos desenhos é feito com lápis, com a ocasional caneta bic.

Eu tenho vários outros cadernos, de qualidade muito superior a esse. Eu tenho moleskines e bloquinhos de papel fabriano e umas coisas bem elaboradas, costuradas por freiras cegas da lapônia com linhas de pêlo de iaque. Tenho cadernos que me foram presenteados por pessoas queridas e tenho cadernos que comprei em ocasiões especiais, para sempre lembrar daqueles momentos.

O que acontece é que, no fim das contas, eu desenho muito mais no caderno ruim do que em qualquer um dos bons. Eu preencho cadernos ruins, um depois do outro. No caderno ruim não existe pressão de fazer bem feito, de ficar bonito. Se o desenho fica ruim no caderno ruim, ele está condizendo com a proposta. É no caderno ruim que eu experimento, que eu faço os desenhos que eu nunca teria coragem de fazer no molesquinho. Mas, mais importante, é no caderno ruim que eu desenho sem pensar. É no bloquinho ruim, do lado do computador, que aparecem meus desenhos mais sinceros – sem retoque nem photoshop.

Eu sei que são feios, mal-feitos e moram num caderno vagabundo, mas considerando a origem, eu até que tenho orgulho deles.

1 Comentário so far
Deixe um comentário

Sei sei, tudo são desculpas, iguais às minhas. Ai, também quero biscoitos! Pq na minha casa só tem o cream cracker de gergelim? Pq??

Comentário por aliceprina




Deixe um comentário

