blog do André Valente


Histórias que o tempo perdeu
26/01/2008, 11:09
Filed under: Pessoas que o tempo esqueceu

bivio1.jpg

Bívio Savognin – 1804-1878

Comerciante suíço que, em Viena, montou uma loja de utensílios domésticos, vários de invenção e fabricação própria. É atribuída a ele a invenção de um abridor de latas que precede o que conhecemos, e do desenho primário do saca-rolhas de alavanca. Ficou rico e famoso com a criação de um garfo côncavo de cinco dentes, que seria tanto garfo quanto colher – facilitando o uso para as crianças em idade de aprendizado. Sua doação de uma fortuna em garfos de cinco dentes para o orfanato de Duesemberg foi celebrada pela imprensa local.

Porém, em 1863, as crianças de Duesemberg foram coletivamente acometidas por uma espécie de envenenamento – o que matou cerca de 30 meninos e meninas. A imprensa local atribuiu as mortes ao garfo de cinco dentes, espalhando o pânico entre os usuários dos utensílios Savognin. “Há traços de chumbo e sabe-se lá mais o que no metal desses utensílios, comprovados num simples teste de imersão (…) se continuarmos, morreremos todos”, dizia o Österreich Journal.

Savognin, tentando manter as aparências, afixou cartazes em sua loja com a imagem de cientistas dizendo: “Não há mal algum em comer com um SAVOGNIN”. Em 1873, desesperado e tentando recuperar sua honra, o comerciante ofereceu dinheiro para quem lhe devolvesse os utensílios, num grande evento na praça de Karlsplatz. Em praça pública, Savognin derretia as devoluções para mostrar ao público que seus utensílios eram de metais puros. A demonstração acabou em desastre.

A turba enlouquecida derrubou a fornalha que Savognin montou, botando fogo na barraca e causando tumulto entre policiais, bombeiros e o público geral. Foram 8 mortos. Bivio Savognin abandonou a mulher e dois filhos e voltou para a Suíça, sem nada, para morrer mendigo, cinco anos depois, nas ruas da Basiléia. Sua esposa leiloou o restante dos utensílios Savognin, então artigos de colecionador, para pagar o transporte e enterro do marido.

Em 1942 foram feitos novos testes nos utensílios Savognin, que comprovaram definitivamente a presença de mercúrio, chumbo, outros metais nocivos e traços de radioatividade, especialmente nos garfos de cinco dentes do orfanato de Duesemberg.

Anúncios

6 Comentários so far
Deixe um comentário

muuuito bom!!!

Comentário por ebelga

Muito interessantes o desenho e a história… coitado do cara.
O desenho foi feito com o quê?

Comentário por Rubens

Valeu Rubens. O desenho é acrílica mesmo.

Comentário por André

O SENHOR DOS EXÉRCITOS VAI TE RETRIBUIR EM DOBRO AS TUAS AÇÕES. LIBERTE-SE ENQUANTO HÁ TEMPO!

Comentário por VILMAR

você é chato rpa caralho né mano?

Comentário por joao francisco

parece a mãe da santinha da novela iOEAHIOAEH

Comentário por joao francisco




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: