Filed under: Pessoas que o tempo esqueceu
Bívio Savognin – 1804-1878
Comerciante suíço que, em Viena, montou uma loja de utensílios domésticos, vários de invenção e fabricação própria. É atribuída a ele a invenção de um abridor de latas que precede o que conhecemos, e do desenho primário do saca-rolhas de alavanca. Ficou rico e famoso com a criação de um garfo côncavo de cinco dentes, que seria tanto garfo quanto colher – facilitando o uso para as crianças em idade de aprendizado. Sua doação de uma fortuna em garfos de cinco dentes para o orfanato de Duesemberg foi celebrada pela imprensa local.
Porém, em 1863, as crianças de Duesemberg foram coletivamente acometidas por uma espécie de envenenamento – o que matou cerca de 30 meninos e meninas. A imprensa local atribuiu as mortes ao garfo de cinco dentes, espalhando o pânico entre os usuários dos utensílios Savognin. “Há traços de chumbo e sabe-se lá mais o que no metal desses utensílios, comprovados num simples teste de imersão (…) se continuarmos, morreremos todos”, dizia o Österreich Journal.
Savognin, tentando manter as aparências, afixou cartazes em sua loja com a imagem de cientistas dizendo: “Não há mal algum em comer com um SAVOGNIN”. Em 1873, desesperado e tentando recuperar sua honra, o comerciante ofereceu dinheiro para quem lhe devolvesse os utensílios, num grande evento na praça de Karlsplatz. Em praça pública, Savognin derretia as devoluções para mostrar ao público que seus utensílios eram de metais puros. A demonstração acabou em desastre.
A turba enlouquecida derrubou a fornalha que Savognin montou, botando fogo na barraca e causando tumulto entre policiais, bombeiros e o público geral. Foram 8 mortos. Bivio Savognin abandonou a mulher e dois filhos e voltou para a Suíça, sem nada, para morrer mendigo, cinco anos depois, nas ruas da Basiléia. Sua esposa leiloou o restante dos utensílios Savognin, então artigos de colecionador, para pagar o transporte e enterro do marido.
Em 1942 foram feitos novos testes nos utensílios Savognin, que comprovaram definitivamente a presença de mercúrio, chumbo, outros metais nocivos e traços de radioatividade, especialmente nos garfos de cinco dentes do orfanato de Duesemberg.
6 Comentários so far
Deixe um comentário
muuuito bom!!!
Comentário por ebelga 26/01/2008 @ 11:33Muito interessantes o desenho e a história… coitado do cara.
Comentário por Rubens 29/01/2008 @ 10:03O desenho foi feito com o quê?
Valeu Rubens. O desenho é acrílica mesmo.
Comentário por André 30/01/2008 @ 13:27O SENHOR DOS EXÉRCITOS VAI TE RETRIBUIR EM DOBRO AS TUAS AÇÕES. LIBERTE-SE ENQUANTO HÁ TEMPO!
Comentário por VILMAR 14/12/2008 @ 05:49você é chato rpa caralho né mano?
Comentário por joao francisco 03/07/2009 @ 11:32parece a mãe da santinha da novela iOEAHIOAEH
Comentário por joao francisco 03/07/2009 @ 11:33